Nove mortes foram confirmadas na chacina cometida na área rural conhecida como Taquaruçu do Norte, na região de Colniza (a 1.065 km de Cuiabá), na última quinta-feira (20). A cidade já havia ganho o título de mais violenta do Brasil. Novamente, Colniza ganha destaque em nível nacional pela brutalidade. O Jornal Nacional abriu sua edição desta sexta-feira (21) destacando o crime. O Jornal da Globo também relatou o caso.
Três técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) se decolaram com destino ao distrito de Guariba, cerca de 150km de Colniza, onde homens encapuzados teriam cometido os assassinatos.
De Guariba até o local do crime são mais 200 km, na localidade de Taquaru do Norte em mata fechada e estrada com atoleiro e 15 minutos de barco ou 18 km a pé. Na quinta-feira (20), equipes da Polícia Judiciária Civil e da Polícia Militar se deslocaram para gleba. Por volta das 17 horas, profissionais da Polícia Judiciária Civil chegaram, em Guariba, último local com sinal telefônico. Lá encontraram familiares das vítimas que informaram que cinco pessoas foram mortas. Não há crianças entre as vítimas.
O caso
Pessoas encapuzadas invadiram uma área pertencente a região de Colniza (a 1.18 km de Cuiabá) e mataram todos, entre crianças, adultos e idosos. A localidade é conhecida como Gleba Taquaraçu do Norte e é uma região de conflito que fica distante a cerca de 200 km da sede da cidade. Em 2011, o local já foi palco da expulsão de cerca de 700 famílias. Cerca de cem famílias estão abrigadas no local. Há suspeita de que um grupo de encapuzados faça segurança de fazendeiros da região.