SINTEP-MT PROTESTA CONTRA O ‘BALCÃO DE NEGÓCIOS’ DA SEDUC

Sintep-MT protesta contra o ‘balcão de negócios’ da Seduc

Manifestação do Sintep-MT ocorreu durante a abertura de evento que a Seduc alega ser preparatório para o ano letivo 2024

Cartazes lembram participantes do evento de que o Governo MM não prioriza a educação e seus trabalhadores

O Sintep-MT – Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato promoveu um protesto na abertura da Semana Pedagógica, organizada pela Secretaria Estadual de Educação de MT (Seduc-MT), nesta terça-feira (30/01), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O propósito foi destacar a política mercantilista e excludente que persiste em mais um ano letivo na rede pública de educação no estado.

“A Semana Pedagógica não demonstra uma preocupação com as práticas pedagógicas efetivas nas escolas. O foco é a venda de plataformas, a comercialização de programas, restringindo totalmente a liberdade de cátedra. O formato da aula é pré-determinado, e não é assim que se constrói conhecimento”, afirma a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges.

O Sintep-MT reafirma que o governo tem utilizado os eventos pedagógicos como um grande espetáculo de pirotecnia, encobrindo os verdadeiros problemas da Educação Pública Estadual. Destacam a ausência de concursos públicos, a desvalorização dos profissionais, com desrespeito ao Piso Salarial Profissional, a Revisão Geral Anual (RGA) defasada, além do impacto nas aposentadorias e pensões, resultando em um confisco salarial.

“Este evento da Seduc-MT é uma demonstração da abertura do governo para iniciativas empresariais na educação. O estado não está focado no povo, como afirmou o governador em exercício, Otaviano Piveta, em seu pronunciamento. O governo está direcionado para o empresariado, pois estes lucram consideravelmente com os recursos públicos”, destaca o professor e dirigente sindical Gilmar Soares.

“Convocaram os trabalhadores de várias partes do estado para este evento, não apenas de Cuiabá e Várzea Grande. Não podemos perder a oportunidade de estar presentes para lembrar a todos que este governo confisca recursos dos aposentados, não paga a RGA integralmente. Precisamos reforçar que retirou nosso direito conforme a Lei 510/2013, entre outros desmontes”, reitera o presidente da subsede do Sintep/Cuiabá, professor João Custódio.

O evento “Trilhando o Futuro: Um novo jeito de fazer educação”, realizado em parceria com o Sebrae-MT, possui um forte viés comercial e mercadológico. Apresenta uma roupagem altamente tecnológica para encobrir práticas antigas. Serão dois dias de evento, terça e quarta-feira (30 e 31/01), com a participação estimada de 4 mil profissionais da Educação Pública Estadual, que estarão sujeitos à “proposta” pedagógica do governo: transformar a Educação Pública em um grande balcão de negócios, onde o foco principal não é o conhecimento dos estudantes, mas sim apresentar “parceiros” com “soluções” milagrosas e tecnológicas para melhorar os índices educacionais da rede estadual.