Presidente do Sintep-MT participa de documentário sobre Gestão Democrática nas Escolas
O papel do sindicato na defesa, conquista e resistência da gestão democrática foi destaque nas falas do dirigente em documentário produzido pela subsede do Sintep/Cuiabá e acadêmicos de Cinema da UFMT
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participou da primeira gravação do documentário sobre Gestão Democrática, que está sendo produzido por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos é uma parceria com o Sintep/Cuiabá, e será divulgado a partir de novembro, quando a subsede lançará um novo formato para divulgação das defesas da educação pública.
Durante as filmagens, o presidente do Sintep-MT abordou a importância da Gestão Democrática para a comunidade escolar, os efeitos dela sobre a formação dos estudantes e a organização da escola. Destacou também a história da conquista dessa pauta nacional, no estado de Mato Grosso, a partir das lutas do Sintep-MT. Nos registros feitos pelo dirigente foram pontuadas as manobras que ocorreram nos últimos seis anos, em especial na rede estadual, para inviabilizar o processo democrático e a autonomia da escola e dos profissionais.
O documentário será o primeiro da série de cinco episódios que serão publicados no projeto desenvolvido pela subsede do Sintep/Cuiabá. Nessa primeira edição participaram personagens que contribuíram com a implementação da Gestão Democrática no estado, entre os quais, a ex-secretária de Educação, professora Sérys Slhessarenko, que ocupou o cargo no município de Cuiabá e no governo estadual, durante o período de luta da categoria pela consolidação da legislação. Além de estudantes e profissionais que vivenciaram a Gestão Democrática no espaço escolar.
Segundo os acadêmicos envolvidos no projeto, serão necessários cerca de 40 dias para a conclusão dessa primeira edição dos documentários. Ao todo serão quatro temas trabalhados: Saúde Física e Mental dos professores; Evasão escolar; Mercantilização da educação; e, Construção da Cidadania.