PEC 32 – DEMOLIDORA DOS SERVIÇOS E SERVIDORES PÚBLICOS
No dia 18/08, na capital matogrossense, com temperatura estimada de 40 graus e diante do asfalto quente, cerca de 300 representantes de diferentes segmentos dos servidores públicos, federal, estadual e municipais, foram às ruas protestar contra a Reforma Administrativa. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32), que tramita no Congresso Nacional, altera preceitos constitucionais e mexe de forma significativa com os servidores e com o serviço público.
Para os dirigentes sindicais, mesmo com o período de pandemia, a mobilização foi estratégica para que a sociedade se conscientize dos prejuízos apresentados pelo governo e parcela dos parlamentares do congresso nacional.
A reforma administrativa prevista na Proposta de Emenda Constitucional 32, a chamada PEC 32, é uma bomba que o governo Jair Bolsonaro quer jogar no colo do povo.
Promove o “desmantelamento” do serviço público!
Destrói as carreiras dos servidores na administração e, com isso, impede que políticas públicas tenham continuidade.
Amplia e generaliza a participação da iniciativa privada na gestão pública, por meio dos chamados termos de “cooperação”.
Precariza o serviço público, reduzindo direitos e estabelecendo novas formas de contratação.
Facilita o uso político do serviço público, pois põe nas mãos dos eleitos o direito de escolher quem trabalha na administração pública.
Promove uma gestão voltada para o mercado, de estilo privatizante, que retira do estado o papel central no desenvolvimento do país. Enfraquece as instituições públicas e seus serviços.
DIGA NÃO À REFORMA ADMINISTRATIVA!