O Feliz(?) Dia do/a Professor/a de Mato Grosso
Bem-vindo ao novo modelo de Educação
Você, que viu seu salário ser dilapidado nos últimos anos pelo nosso querido governador. Parabéns, caro docente! Você que assistiu ao poder de compra se dissolver diante dos seus olhos e precisa, diariamente, se perguntar: será que minha escola será a próxima a fechar? (Ops, perdão… “redimensionar”).
Professor/a, que já não tem mais o direito de escolher seu coordenador/a e nem seu diretor/a. Afinal, gestão democrática é coisa do passado. Desejo a você, professor e professora da SEDUC-MT, um Feliz Dia dos/as Professores/as!
Bem-vindo à Nova Educação: Menos Tempo, Mais Turmas
Você que agora enfrenta mais turmas, pois aquelas aulas de uma hora viraram sessões de 50 minutos. E não bastasse isso, lá vai você acumular 24 aulas por semana, especialmente se for professor/a de Filosofia, Sociologia, Biologia ou Física. Tudo depende da matriz escolar.
E, claro, parabéns também pelos vídeos de motivação que sua Delegacia Regional de Educação (DRE) envia ocasionalmente. Só que tem um detalhe: você só recebe os mimos motivacionais se “avançar nas metas”. Afinal, a escola virou uma empresa e você agora é uma peça desse corpo empresarial!
Saltamos no IDEB, pessoal! Mas… melhor nem comentar que isso se deve ao eixo de não reprovação. Ah, nesse exato momento, você provavelmente está corrigindo alguma “recomposição de ausência” ou “recomposição de aprendizagem”. O aluno não pode ficar retido, temos que tentar de tudo – inclusive contornar o sistema para empurrá-lo ao próximo ano letivo, mesmo que ele não tenha condições mínimas.
O Tempo
Poderia listar aqui mais elogios aos professores/as, mas sei que vocês não terão tempo para ler. A carga horária em sala diminuiu, mas o número de aulas aumentou. E não se esqueçam: O número de alunos sempre excede o permitido – afinal, muitas escolas foram fechadas.
Neste momento, imagino você na correria para finalizar o Plano de Atendimento Individualizado, o plano bimestral, o diário de classe, as avaliações externas e os conteúdos nas plataformas com nomes bonitos: Letrus, Mais Inglês, Plural, Matific, Pearson… Ah, e não se esqueça das anotações do socioemocional para atender as metas do Instituto Ayrton Senna e dos cursos imperdíveis do Avadep.
É, amigos e amigas… tem hora que nem parece que trabalhamos para a SEDUC-MT, mas para uma empresa privada. Nem parece educação pública, mas uma franquia.
Militarização
Preciso parabenizá-los, mesmo com o risco de que, no próximo ano, sua escola seja militarizada. Virou modinha, afinal. Agora temos tenentes e capitães à frente das escolas, gerindo como se fossem CEOs. Eles são competentes, dizem… nem vale lembrar que escolas militares fazem processo seletivo – resumindo: só entra quem já tem bom desempenho. E assim, claro, o resultado tende a ser excelente! (Risos)
Enquanto isso, você vê o capitão recebendo um salário três vezes maior que o seu para fazer algo que você mesmo faria. Só que, aparentemente, você não é “competente” o suficiente para isso. Aliás, será que algum professor/a é considerado competente? O próprio alto escalão da SEDUC-MT não é formado por educadores: Temos engenheiros civis e advogados na liderança.
Mas fique tranquilo! Recebemos um generoso reajuste de 3,45%! Agora dá para comprar mais uma caixinha de ansiolíticos ou antidepressivos por mês. Infelizmente, não cobre consultas ou exames, mas quem sabe no próximo reajuste conseguimos até pagar uma consulta particular.
Multifuncionais
Parabéns a você, professor/a, que precisa ser pai/mãe, conselheiro/a, advogado/a, psicólogo/a, enfermeiro/a e tantas outras coisas dentro da sala de aula. Isso é o que se espera da docência hoje.
Ah, e não podemos esquecer: Nossas DREs estão ansiosas pela competição pela Gratificação Anual. Sim, aquela gratificação que transforma o ambiente escolar em uma corrida pelo melhor desempenho, forçando os professores/as a aceitar e fazer de tudo.
Nossos/as “chefes” nas DREs, afastados da sala de aula há 10, 20, 30 anos, torcem por resultados. Alguns já nem se identificam como educadores/as, confundindo Paulo Freire com Pablo Marçal e adorando palestras de coaching. Então, alimente as plataformas, cumpra as metas e, por favor, não questione os meios ou os fins. Apenas faça!
Autor desconhecido. Porque, na Educação de Mato Grosso, o professor/a virou um ser anônimo.
E não, não há nada para comemorar.