Fevereiro Roxo e Laranja: Mês faz alerta sobre fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia

Fevereiro Roxo e Laranja: Mês faz alerta sobre fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia

 

Fevereiro Roxo e Laranja:

Mês faz alerta sobre fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia

 

Fevereiro Roxo e Laranja: mês faz alerta sobre fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia

Ao longo deste mês, estão em pauta duas campanhas que buscam conscientizar a respeito de doenças para as quais o diagnóstico precoce é muito importante. O fevereiro Laranja visa alertar para a leucemia, enquanto o fevereiro Roxo pretende conscientizar a respeito da fibromialgia, lúpus e Alzheimer.

Todas essas doenças podem tornar-se muito sérias e, até mesmo, incapacitantes, caso seus diagnósticos não sejam feitos de modo precoce e eficiente. Quanto antes o acometido se tratar, mais os sintomas podem ser controlados.

O que são as doenças

– A fibromialgia é a dor e fraqueza muscular generalizada, muitas vezes associada à depressão.

– O Alzheimer é a doença progressiva, que destrói a memória.

– Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, um mecanismo pelo qual o próprio corpo ataca seus tecidos.

– A leucemia é um câncer que acontece devido à mutação genética em que os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de forma desordenada. A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, incluindo crianças.

Como prevenção contra todas essas doenças, é recomendado adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada em nutrientes, prática regular de exercícios físicos e dormir oito horas por noite.

Há pesquisas que associam o tabagismo à leucemia, por isso é bom evitar o cigarro. Para prevenir-se do Alzheimer, são recomendadas atividades intelectuais que estimulem o cérebro, como leitura, jogos de memória e aprender coisas novas, como um idioma.

Já quem tem lúpus deve evitar expor-se ao sol; e para a fibromialgia recomenda-se a prática de parar 10 minutos a cada hora trabalhada para quem faz movimentos repetitivos.

Doação

A campanha do fevereiro Laranja tem como objetivo também incentivar a doação de sangue e/ou medula óssea, o que é muito importante para os pacientes com leucemia, pois o transplante de medula é uma das formas de curar a doença.

Na pandemia, as doações diminuíram muito, colocando em estado crítico os bancos de sangue e medula pelo país.

 No Brasil, houve incidência de 10 mil novos casos de leucemia em 2020, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, sendo 55% de homens e 45% de mulheres, de todas as faixas etárias.

A boa notícia é que as pessoas estão conseguindo fazer o diagnóstico mais cedo e, assim, iniciando o tratamento precocemente.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir
Email

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br