Notícias

8M – Lutar pelos direitos das mulheres é defender a Educação

As políticas sociais, parte integrante das lutas do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), se intensificam no mês de Março. O processo educativo pelo respeito a igualdade de gênero, com o fortalecimento do papel das mulheres no cenário nacional também integra a defesa do Sindicato, pois a Educação Pública no país é composta por 83% de trabalhadoras mulheres, de todas as raças, credos e opções sexuais. 

“É em defesa da pluralidade e da garantia e respeito ao espaço feminino nos diferentes setores sociais, que o Sindicato reafirma a luta em defesa de direitos para mulheres”, argumenta a secretária de Políticas Sociais do Sintep/MT, professora Leliane Borges. 

A professora destaca que, apesar da incompreensão de muitos sobre o que é a luta feminista, e até mesmo sendo considerada por alguns como “mimimi”, reafirma ser a escola o melhor espaço de formação e defesa desses direitos. 

“Na escola as crianças, os adolescentes, os jovens e até mesmo os adultos, passam a compreender que as relações humanas não tem sexo, não tem renda, não tem cor. Todos têm o dever de respeitar o outro e aprender a conviver sem discriminação, sem submissão”, diz Leliane.

Essa luta é um desafio, principalmente a necessidade de fortalecer políticas e valores. “Não é fácil, tampouco simples, porque muitos estudantes trazem de casa o preconceito social,  contudo na escola deve-se desconstruir o preconceito, o machismo a que a mulher é submetida, a valorizar as mulheres de todas as gerações”, alerta.   

 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 05/03/2020 17:23:02


1

 


Nossa Sede

Nossa sede

SINTEP

SINTEP - Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público - Subsede de Cuiabá - R. Mestre João Monge Guimarães, nº 102. 1º Andar. Bairro Bandeirantes - Cuiabá - MT.
Fone: (65) 3624-9199 / 3624-1272.
E-mail: 
sintepcba@sintepcba.org.br

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo