AUDIÊNCIA PÚBLICA- DIA 13 DE NOVEMBRO-14H-A.L /Projeto de lei ataca conquista da população negra

Projeto de lei ataca conquista da população negra

Na contramão das políticas afirmativas contra a desigualdade, parte dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tenta aprovar o Projeto de Lei nº310, para retirar do rol de feriados estaduais, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A data, que é uma conquista da população e não uma imposição dos governos, está ameaçada por interesses de grupos econômicos.

O tema provocou indignação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), do movimento negro e de todos que lutam por direitos sociais. Contrário ao descaso com a população do estado, que somam mais de 50% de negros e pardos, representantes da cultura negra de Mato Grosso cobraram dos parlamentares a necessidade de consulta popular. Diante do protesto, a pauta estará em debate na Casa de Leis durante Audiência Pública, no próximo 13 de dezembro, no auditório Licínio Monteiro.

Para a direção do sindicato, o dia 20 de novembro é um dia  de reafirmação do legado da população afrodescendente na história brasileira. A luta pelo feriado deve  ser reafirmada como uma data nacional e consolidada na memória do país e motivo de ações reparadoras e estimuladoras de políticas afirmativas para a população negra que  até hoje é penalizada por uma cultura racista.

Um governo que oficializa pontos facultativos, somados a feriados religiosos -- oriundos de uma cultura essencialmente branca – argumentar que o dia 20 de novembro provoca perdas ao comércio parece ironia ou, no mínimo,  vivenciaremos a retomada do açoite.

Fica evidente a supremacia dominante, uma vez que,  entre tantos feriados que existem, o ataque seja exatamente sobre o dia 20 de novembro, aniversário de morte do assassinato da maior liderança negra na luta pela liberdade do seu povo. Isto significa que o Brasil não se reconhece como o país racista e, pior do que isto, se negar a reconhecer sua dívida história com o povo negro.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

DIA 13 DE DEZEMBRO - 14H- ASSEMBLEIA LEGISLATIVA